Embora mais comum na adolescência, a acne pode afetar homens e mulheres também na idade adulta. Além do incômodo estético, que pode impactar na autoestima, os cravos e espinhas podem deixar manchas no rosto e em outras partes do corpo se não forem devidamente cuidados. Você tem sofrido com acne? Saiba o que fazer para prevenir e tratá-la!
O que é acne?
Acne é o nome dado a espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. As lesões aparecem com mais frequência no rosto, mas também podem ocorrer nas costas, ombros e peito.
O surgimento da acne pode ter diversas causas: fatores genéticos, hormonais, dietéticos e até psicológicos - que podem estar isolados ou ligados entre si.
Alguns estudos também indicam que a alimentação, embora não seja fator exclusivo, também influencia no quadro acneico. Alimentos com alta carga glicêmica - ou seja, com alta concentração de açúcares e carboidratos - têm o poder de piorar a oleosidade da pele e estimular o aparecimento de cravos e espinhas. Chocolate, produtos lácteos, alimentos gordurosos, preparações condimentadas e açúcares são ‘vilões’ neste sentido.
Como tratar a acne?
Muita gente não consegue evitar, mas cutucar ou ‘espremer’ cravos e espinhas é péssimo – esse hábito costuma provocar manchas e cicatrizes na pele.
Os casos em que a acne está relacionada à genética podem requerer tratamento mais complexo e até uso de remédio, mas eles são minoria. Para grande parte das pessoas, seguir algumas dicas e rotina de cuidado com a pele já ajuda muito! Veja o que fazer:
Alimentação correta
Consumir alimentos “de verdade” como frutas, legumes, verduras, proteínas magras, além de uma boa quantidade de água, auxilia na manutenção de uma pele bonita e saudável.
Limpeza de pele
Manter uma rotina de cuidados é muito importante para evitar a acne – e a limpeza de pele é o primeiro passo! A recomendação é que a limpeza de pele seja feita periodicamente e com profissional habilitado, pois a pele acneica exige produtos específicos e a extração deve ser feita da melhor forma possível, evitando cicatrizes, manchas ou mesmo a proliferação da acne.
O uso de LEDs na limpeza de pele potencializa o resultado: eles têm poder bactericida e anti-inflamatório!
Produtos adequados
Produtos certos também podem auxiliar no tratamento e combate à acne. Os ácidos, por exemplo, auxiliam na renovação da pele, evitando as manchas causadas pela inflamação da acne. Eles também ajudam no controle da oleosidade, deixando a pele mais sequinha e sedosa. Mas é importante que a indicação seja feita por um bom profissional, já que cada pele exige um tipo de ácido e são necessários cuidados específicos durante o processo.
Rotina de cuidados
Fazer uso de produtos em casa diariamente também é fundamental para controlar a acne.
A pele oleosa necessita de limpeza com produtos específicos como sabonete, águas florais, tônico e filtros solares, por exemplo. Um item fundamental no nécessaire é o secativo: ele normalmente é utilizado de forma pontual em cima da acne, acelerando o processo de secagem, evitando o surgimento de manchas.
A pele oleosa também precisa ser hidratada de forma correta – lembrando que produtos naturais e orgânicos conseguem cuidar da sua pele de forma saudável e intensiva. Um bom profissional pode indicar o melhor produto para você!
Com uma alimentação saudável, seguindo uma rotina de cuidados correta, limpeza de pele com LED e produtos adequados, sua pele com certeza sentirá diferença em pouquíssimo tempo!
Gostou das dicas? Compartilhe nas redes sociais!
Cybele Provenzano e Daniele Gaioto (MTB: 67.321)
Deixe seu comentário