Hidratante, esfoliante, loções, creme para mãos… São vários os cosméticos que usamos todos os dias, mas você sabia que há muitas diferenças entre os produtos convencionais e os naturais? Conheça e saiba escolher a melhor opção para cuidar da sua pele, cabelos e, principalmente, da sua saúde!
Cosméticos convencionais
Os cosméticos convencionais são aqueles que encontramos normalmente à venda em lojas, farmácias e até supermercados. Eles são certificados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas podem trazer em sua composição ingredientes sintéticos, derivados de petróleo como silicone, amônia e mercúrio, entre tantos outros que podem ser tóxicos para o seu organismo.
Essas substâncias são utilizadas principalmente devido ao custo mais baixo de produção. Seus efeitos adversos, porém, tendem a ser cumulativos e causar reações não desejadas como alergia, irritações de pele, aumento de acne, ardência nos olhos e até mesmo predisposição ao câncer. Composto como o parabeno (espécie de conservante contra fungos e bactérias), que está presente em produtos para cabelo, maquiagem e até lenço umedecido, está relacionado a câncer de mama, melanoma e problemas de fertilidade, por exemplo.
Além disso, cosméticos convencionais não costumam ter certificação ambiental, muitas vezes são testados em animais e podem inclusive conter produtos geneticamente modificados.
Cosméticos naturais
Os cosméticos naturais são, como o próprio nome indica, baseados mais em produtos orgânicos e menos em compostos sintéticos. Segundo o IBD (Instituto Biodinâmico) e Ecocert, os cosméticos naturais não podem conter matérias-primas tóxicas e, por isso mesmo, tendem a ser muito mais benéficos para seu corpo.
Esses cosméticos são fabricados de modo convencional, mas possuem fórmulas com ingredientes naturais – utilizando plantas e ingredientes biodegradáveis, por exemplo. Alguns deles estampam selos do IBD e Ecocert, o que indica que utilizam em sua composição produtos naturais e/ou orgânicos.
Para ser considerado natural, todas as suas classes de ingredientes (base, fragrância, aditivos, conservante e princípio ativo) precisam ser provenientes da natureza, sem que tenham perdido suas propriedades originais na fabricação. No caso dos orgânicos, é preciso que 95% dos ingredientes sejam naturais e sem utilização de pesticidas.
Os cosméticos naturais normalmente trazem grande quantidade de óleos essenciais – o que além de trazer um aroma maravilhoso, proporciona sensação de bem-estar, além de propriedades nutritivas, hidratantes, antioxidantes, cicatrizantes e regenerativas. Tudo isso, além de proporcionar resultados rápidos e significativos na pele, cuidam da saúde do tecido, sendo absorvidos de forma muito mais eficiente. Muito mais vantagens, não é mesmo?
Aposte no que faz bem!
A pele é o maior órgão do nosso corpo e tudo o que você passa sobre ela é absorvido pelo organismo. Todos os dias, cerca de 25 cosméticos são utilizados e, como se sabe, os efeitos negativos tendem a ser cumulativos, assim como os positivos.
Então, busque mais produtos naturais e orgânicos no seu dia a dia. Você vai sentir uma enorme diferença tanto em resultados quanto em saúde.
Além disso, também é possível fazer seus próprios produtos utilizando ingredientes naturais! Acompanhe nosso blog que, em breve, explicaremos melhor isso!
Quer saber mais sobre cosméticos naturais? Curta nossas redes sociais e acompanhe todas as nossas dicas!
Escrito por: Cybele Provenzano e Daniele Gaioto (MTB: 67.321)
Deixe seu comentário