O que é a celulite?
A celulite ou PEFE (Panículopatia Edemato Fibroesclerótica) é uma modificação particular das células de gordura e das fibras de colágeno do nosso corpo.
O acúmulo de gordura, água e também toxinas nestas células comprometem seu funcionamento e estimulam a retenção de líquidos. Com isso, elas aumentam de tamanho, geram compressão nos vasos sanguíneos e comprometem a circulação sanguínea. O metabolismo local então é comprometido, o que provoca o rompimento das fibras de colágeno e elastina – responsáveis pela sustentação da nossa pele. E é esse “combo” que provoca o desnível e os temidos furinhos da celulite.
O problema afeta 95% das mulheres, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, e normalmente se acumula nos culotes, coxas, quadril e nádegas. Eventualmente, também pode afetar braços e abdômen.
Tipos de celulite
A celulite é classificada de quatro formas: graus 1, 2, 3 e 4 – do mais leve ao mais severo, respectivamente.
No grau 1, os ‘furinhos’ na pele aparecem apenas quando ela é apertada.
Já no grau 2, a aparência da pele em situação normal não é totalmente lisa: há certo inchaço e aumento no volume de gordura sob a pele.
No grau 3, a retenção de líquido é mais acentuada e há um desnivelamento da pele, com depressões mais profundas. Em alguns casos, pode até haver dor.
O grau mais severo da celulite é o 4. Neste caso, o aspecto da pele fica parecido com uma ‘casca de laranja’. A celulite pode ser notada facilmente e a dor pode ser frequente.
Fatores de risco para a celulite
Vários fatores podem desencadear a celulite no corpo. Predisposição genética, obesidade, má alimentação, sedentarismo, tabagismo e estresse são as principais condições relacionadas.
O aumento de peso e a dieta desregulada, aliás, pioram muito o quadro da celulite. Isso porque, quanto mais gordura no corpo, maior é a compressão do tecido e, consequentemente, pior a celulite.
No caso da má alimentação, o problema é o sódio (utilizado como conservante em produtos industrializados). O excesso dessa substância faz com que o corpo retenha mais líquido e fique intoxicado, o que também piora o quadro, inclusive em mulheres magras.
Dicas e tratamentos
Alimentação + exercício
A celulite é um problema, mas, assim como as estrias, dá para controlar e melhorar muito o quadro com as ações certas!
Uma dieta balanceada, baseada em alimentos naturais como carnes magras, frutas, legumes e verduras, assim como a atividade física regular, auxiliam a perda de gordura e o ganho de massa muscular.
Tratamentos estéticos
Hoje há diversos procedimentos estéticos que podem ajudar no combate à celulite, mas é preciso considerar que alimentação e exercícios são essenciais para resultados mais expressivos.
Tratamentos à base de desintoxicação corporal, aparelhos de ultra cavitação, carboxiterapia, endermoterapia, cosméticos naturais e orgânicos, além de frequenciais quânticos, atuam cuidando e melhorando a saúde do tecido, proporcionando excelente resultado contra a celulite.
Para saber qual é mais indicado para você, procure um profissional capacitado, que analise a causa da sua celulite e sugira um tratamento combinado. Assim, você terá excelentes resultados!
Gostou desse post? Compartilhe em suas redes sociais!
Escrito por: Cybele Provenzano e Daniele Gaioto (MTB: 67.321)
Deixe seu comentário