O que são estrias?
As estrias são cicatrizes formadas a partir do rompimento das fibras de colágeno e elastina, que são os responsáveis pela sustentação da nossa pele. Em geral, essas fibras suportam até certo limite – e quando ele é ultrapassado, ou seja, quando há um estiramento do tecido, as estrias aparecem.
No início, as lesões são de cor violácea ou avermelhada, progredindo até se tornarem esbranquiçadas, processo que pode levar de quatro a 18 meses. Não há idade ou sexo específico para o surgimento dessas marcas. Apesar de mais recorrente nas mulheres, elas também afetam os homens.
No caso das mulheres, as regiões do corpo mais propensas são mamas, abdômen, quadril e glúteos. Já os homens têm tendência a ter estrias nos ombros, região lombar e parte externa das coxas. Também é muito comum haver flacidez na região onde estão as estrias devido à lesão nas fibras de sustentação da pele.
Quando as estrias podem surgir?
As estrias normalmente se formam a partir de alguma tensão sofrida na pele, como nos processos de crescimento e aumento de peso ou mesmo quando se engorda e emagrece rapidamente.
Elas também podem surgir na gravidez, principalmente no final do terceiro semestre e na gestão de múltiplos, em pessoas que fazem uso de corticoides e até mesmo atividade física excessiva – sobretudo para hipertrofia muscular.
O surgimento das estrias também pode ter origem genética, como no caso de pessoas que têm tendência a desenvolver problemas na produção de colágeno. Existem ainda fatores hormonais envolvidos: o estresse, por exemplo, pode estimular o surgimento de estrias devido ao aumento dos níveis do cortisol no sangue. Além disso, a desidratação da pele também é um problema.
Tratamento e prevenção das estrias
É possível melhorar muito as estrias com tratamentos estéticos adequados! Eles vão regenerar, estimular a recuperação do colágeno e da elastina, melhorando não só a aparência, mas também a flacidez da pele.
Um dos tratamentos mais eficazes é o Striort, técnica utilizada pela clínica e que permite a recuperação das estrias de forma indolor e não invasiva, indicado para homens e mulheres de qualquer fototipo a partir de 14 anos.
Também é preciso lembrar a importância da hidratação diária da pele na prevenção das estrias. Beba sempre água, alimente-se de forma balanceada e dê preferência a hidratantes à base de óleos vegetais essenciais, com matérias primas naturais e orgânicas, que conseguem hidratar a pele de forma profunda e intensa!
Quer saber mais sobre tratamentos estéticos? Conheça nossos procedimentos corporais aqui
Escrito por: Cybele Provenzano e Daniele Gaioto (MTB: 67.321)
Deixe seu comentário