
Raios UVA e UVB
Os raios ultravioletas, também conhecidos como UV, são invisíveis ao olho humano, mas têm efeito sensível sobre a nossa pele. Eles são divididos em UVB e UVA.
Os raios do tipo UVB atingem as camadas mais superficiais da pele, causando queimadura e vermelhidão.
Já os raios UVA são mais profundos: estimulam o bronzeado bonito, porém causam o envelhecimento precoce. Eles provocam manchas, rugas, degradam o colágeno e aumentam os riscos de câncer de pele.
No caso dos eletrônicos, como computadores, celulares e tablets, a luz azul irradiada por eles é capaz de penetrar na pele em um nível até mais profundo que os raios ultravioletas emitidos pelo sol. Como consequência, a exposição exagerada pode causar muitos danos à sua pele.
Fator de Proteção Solar
É comum encontrar nos filtros a indicação do FPS (Fator de Proteção Solar) – e ele é bastante variável: existem produtos com FPS 15, FPS 50, FPS 100. Mas essa proteção é referente apenas aos raios UVB (que causam vermelhidão e queimadura).
O número do FPS indica a quantidade de tempo que você poderia se expor ao sol, por exemplo, antes de começar a se queimar. Se você demoraria dez minutos para começar a ficar vermelho sob o sol, com um protetor de fator 30, esse tempo é ampliado em 30 vezes.
Proteja-se dos raios UVA
Ficar atento ao FPS do filtro é importante, mas não deve ser o único item observado na hora da compra. O símbolo “+” em frente à sigla FPS também deve ser levado em conta: ele designa o PPD (Persistent Pigmented Darkening) – que protege justamente dos raios UVA: aqueles que deixam a pele manchada e envelhecida. Um PPD alto, por exemplo, aumenta a tolerância às manchas, minimizando os efeitos do UVA, para que você possa se expor ao sol com menos riscos.
Uma pele que tem alta concentração de melanina pode apostar no PPD “++”. Já as mais branquinhas (menos melanina), devem considerar o PPD “+++”, que já oferece a proteção necessária.
O melhor protetor solar para você
Um filtro solar adequado deve ter em sua composição as proteções UVB e UVA PPD++ ou PPD+++.
Quanto ao FPS, um protetor com fator 30 já oferece boa proteção – desde que você não tenha uma rotina de exposição ao sol durante todo o dia. O filtro também precisa ser reaplicado frequentemente. O ideal é que a aplicação seja efetuada de duas em duas horas.
Seja inverno ou verão, no sol da praia ou no dia a dia do escritório, usar um bom filtro solar é fundamental para manter uma pele bonita e, principalmente, saudável!
Gostou das dicas sobre como escolher seu protetor solar? Compartilhe nas suas redes sociais!
Escrito por: Cybele Provenzano e Daniele Gaioto (MTB: 67.321)
Deixe seu comentário