Greenwashing: Você sabe o que é? - Blog Cybele Provenzano

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Greenwashing: Você sabe o que é?


O greenwashing consiste na promoção de propagandas, documentos e ações publicitárias sobre ser ecologicamente correto, sustentável, amigo do meio ambiente.

Greenwashing é um termo inglês que pode ser entendido como “lavagem verde” ou “pintado de verde”. É uma estratégia praticada por empresas (públicas ou privadas), governos, instituições, etc., para passar uma imagem positiva sobre responsabilidade ambiental.

Mas, na realidade, essas ações nem sempre são efetivas. Pelo contrário, escondem os reais impactos que o processo produtivo e/ou os próprios produtos causam ao meio ambiente.

Ou seja, trata-se mais de vender uma imagem positiva do que realizar ações sustentáveis. O discurso é um, mas a prática é bem diferente…

Greenwashing: Entenda essa prática


Sendo mais direto, o greenwashing é uma ação que algumas empresas usam para ‘maquiar” seus produtos. Com isso, querem vender a ideia de que eles são ecologicamente corretos, ocultando ou desviando os reais impactos deles no meio ambiente e/ou no nosso organismo.

Desta forma, termos como “eco”, “ecológico”, “menos poluente”, “eco-friendly” e “sustentável” aparecem nas embalagens e rótulos de diversos produtos.

Com isso, a tentativa é indicar ao consumidor que a empresa é ecologicamente correta. Mas a verdade não condiz com o discurso. Vou explicar melhor.

Como identificar o greenwashing


Andei percebendo um aumento muito expressivo de embalagens de cosméticos com uma pegada mais “natural”. Produtos com rótulos ou imagens mais verdes que, ao batermos os olhos, até temos a sensação de ser algo natural.

Alguns desses produtos destacam composição de ativos naturais como óleo de coco, óleo de argan, melaleuca, lavanda.

Mas isso não significa que a composição esteja livre de ativos tóxicos que fazem mal para nossa pele e para o meio ambiente. FIQUE ATENTA!

Existem marcas clássicas que fazem greenwashing, mas prefiro não citar o nome aqui. Minha dica é que vocês aprendam a identificar, pelo menos, os ativos que fazem mais mal.

Esteja atenta se encontrar na composição desses produtos itens como parabenos, petrolato, parafina, lauril sulfato, pigmentos e corantes artificiais. Fragrâncias sintéticas e óleo mineral também são péssimos.

Tudo isso faz mal para nossa saúde, para nossa pele e para o meio ambiente.

Confirmando o greenwashing


Enquanto consumidores, devemos estar atentos e também questionar as empresas responsáveis por esse marketing verde.

Para isso, basta olharmos se a empresa que se diz amiga do meio ambiente tem realmente feito ações compatíveis com essa causa.

Uma companhia que se diz preocupada com impactos ambientais e não busca reduzir impactos de suas embalagens e processos produtivos, por exemplo, torna-se incoerente.

E como saber se isso está acontecendo?

Procure saber se a organização está ligada efetivamente a causas ‘verdes’ ou se só usa os termos para se promover.

Além disso, leia sempre os rótulos dos produtos para verificar a composição real dos produtos.

Não se deixe levar pelas jogadas publicitárias da embalagem. Fazendo uma leitura rápida você já tem uma idéia se o produto é limpo ou se é greenwashing.

Não se deixe enganar!! #ecobeleza

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04/12/2019 05:06:21 […] também com as práticas de greenwashing, o “marketing verde”. Existem muitas empresas que usam essa estratégia em seus produtos para […]
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