Sofrendo com inchaço? 7 dicas ajudam a diminuir a retenção de líquido - Blog Cybele Provenzano

BLOG

Saúde

Sofrendo com inchaço? 7 dicas ajudam a diminuir a retenção de líquido

Você costuma se sentir inchada com frequência? A retenção de líquido – também conhecida como edema – é o acúmulo excessivo e anormal de água entre as células do organismo.

Esse inchaço costuma ser mais frequente nas pernas, braços, tornozelos, pés e mãos e pode significar até 2 quilos a mais na balança... Entenda como acontece essa retenção de líquido e o que fazer para driblar esse inchaço.

Quando a retenção de líquido aparece

A retenção de líquido pode acontecer nos períodos em que há alterações metabólicas no seu corpo, como na TPM (Tensão Pré-Menstrual), e durante a gravidez, por exemplo. Pessoas fisicamente menos ativas, quando acamadas ou sentadas por muito tempo, como em voos longos, também tendem a sofrer com inchaço, assim como pessoas obesas ou com sobrepeso. Quem abusa de alimentos industrializados e ricos em sódio também pode enfrentar esse problema.

Mas, a retenção de líquido pode ser sintoma de uma condição médica mais séria, como doença renal ou insuficiência cardíaca. Se você está tendo retenção de líquido repentina ou grave, o ideal é buscar atendimento médico o quanto antes.

Nos outros casos, dicas simples podem ajudar – e muito – a combater esse inchaço que incomoda tanto!

1 – Aposte na drenagem linfática

Técnica manual terapêutica, a drenagem auxilia no sistema linfático, desinchando e auxiliando na desintoxicação de todo o organismo. A manta detox realizada com infravermelho longo ajuda muito no processo de redução do inchaço no corpo todo. Associar a drenagem ao uso de cosméticos naturais e orgânicos trazem resultados ainda mais efetivos, já que há melhora do metabolismo como um todo.

Temos a Drenagem Linfática Orgânica com produtos  100% naturais, orgânicos e veganos, ou seja, produtos sem toxinas e aditivos químicos. Fale com a Cybele Provenzano e conheça. Clique aqui.

2 – Controle o sal

Não é novidade, mas muita gente abusa do sal de cozinha e do sódio presente nos produtos industrializados (que também estão lotados de açúcar e outros componentes químicos danosos ao organismo).

Para você ter ideia, o ideal é que um adulto consuma em média 1 colher (chá) de sal por dia – de preferência o sal marinho – o que equivale a 2.400 miligramas. Com o consumo de produtos industrializados, esse número é facilmente ultrapassado todos os dias.

3 – Reforce as vitaminas e minerais

Minerais como magnésio e potássio, além da vitamina B6, são superimportantes na diminuição do inchaço. Reforçar o consumo de alimentos como banana, abacate, tomate, nozes e chocolate 80% cacau pode te ajudar muito!

4 – Beba (muita!) água

Não custa lembrar que beber água em quantidade adequada é essencial para seu organismo! Aprenda a calcular as suas necessidades diárias aqui!

Se você tem dificuldade para tomar água, estabeleça metas e tente complementar com chás (que não podem ser adoçados nem artificiais).

Alimentos ricos em água, embora não substituam a necessidade de bebê-la em quantidade adequada, auxiliam na hidratação do corpo. O pepino, por exemplo, tem 95% de água em sua composição, sendo um ótimo diurético e excelente alimento para ser introduzido no seu dia a dia.



5 – Evite roupas justas

Usar roupas justas é ruim, especialmente se você trabalha a maior parte do tempo sentada. Dê preferência a peças mais fluidas e com tecidos mais leves. O ideal é que você se levante e faça uma pequena caminhada a cada duas horas, no mínimo, para facilitar a circulação e evitar o inchaço que surge ao longo do dia.

6 – Controle carboidratos

Os carboidratos refinados ocasionam ‘picos’ de energia e insulina no seu organismo, o que faz aumentar a retenção de água no corpo. Quer indicador melhor para evitá-los? Substitua pães, massas e farinhas por versões integrais ou opções mais saudáveis, com legumes e verduras!

7 – Faça exercícios físicos

Exercícios físicos também são excelentes para combater o inchaço, pois auxiliam a circulação sanguínea e estimulam a melhora do organismo em geral! De quebra, ainda ajudam no controle e até diminuição do peso!

Combinar mudanças no estilo de vida, alimentação saudável e orientação profissional adequada para os tratamentos de drenagem linfática vão te ajudar muito a combater a retenção de líquido. Sua mudança começa com a sua escolha.

Você tem se sentido inchada ultimamente? O que faz para combater esse problema? Comente!

Escrito por: Cybele Provenzano e Daniele Gaioto (MTB: 67.321)
Compartilhe
Tudo Sobre

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cybele Provenzano. © 2017
Cybele Provenzano. © 2017
Desenvolvido por Flow.ad & Bruno Santos