Por que cosméticos convencionais podem causar dermatite de contato

BLOG

Pele

Por que cosméticos convencionais podem causar dermatite de contato

Coceira, vermelhidão, ardência, descamação... você já sentiu algum desses sintomas após usar cosméticos? Pois essas reações são consideradas dermatite de contato e geralmente estão relacionadas às substâncias químicas contidas nesses produtos.

Saiba por que os cosméticos convencionais podem causar dermatite de contato e o que fazer para evitar este problema!

 

O que é dermatite de contato


Inflamações na pele causadas por agente externo – como cosméticos, por exemplo – são chamadas de dermatite de contato. Ela pode ser uma irritação primária ou alérgica (caso mais grave).

A dermatite irritativa costuma ser a mais comum e se caracteriza pela sensação de “picadas” na pele, coceira e queimação logo após o contato com o produto, no caso, o cosmético.

Já a dermatite por hipersensibilidade resulta da sensibilização alérgica e costuma desencadear crises cada vez mais agressivas com o passar do tempo.

 

Reações podem demorar a aparecer


A dermatite de contato é desencadeada principalmente por ativos químicos que a pele “não entende” e a alergia é um dos sinais de que ela não está gostando daqueles produtos que recebe diariamente. Em outras palavras, você acha que está cuidando da pele, mas na verdade a está agredindo.

E muitas vezes as reações podem demorar a aparecer: você pode usar um produto por meses e só depois notar a alergia. Isso acontece porque a reação pode ser desencadeada pela repetição do uso do químico tóxico na pele.

 

Os vilões da dermatite de contato


Conservantes e fragrâncias sintéticas são os maiores responsáveis pelo desencadeamento da dermatite de contato. Esses ativos são encontrados em todos os tipos de cosméticos – creme hidratante, maquiagem, desodorante, óleo de banho, depiladores, perfumes, tinturas para cabelo, alisante, esmalte, sabonete... nem as loções infantis estão livres deles, acredita?

Hoje, estima-se que exista no mercado mais de 13 mil substâncias químicas tóxicas com a função de conservar e dar cheiro a produtos que usamos. Imagine então o quanto você pode se intoxicar diariamente. Não é à toa que o organismo uma hora reclame, não é mesmo?



 

Casos de alergia só aumentam


O consumo de cosméticos aumentou muito nos últimos anos e hoje é comum usar diversos produtos de uma só vez. O problema é que nem sempre se sabe o que está sendo de fato aplicado no corpo e muitas reações costumam surgir desse “mix” de produtos com químicas tóxicas ao organismo.

Hoje, mais de 20% da população tem processo alérgico devido ao uso de cosméticos, sendo que o rosto e a região dos olhos são as mais afetadas – justamente por serem as mais sensíveis.

 

Escolha cosméticos do bem


Fazer a substituição dos cosméticos tradicionais por cosméticos naturais e orgânicos é um dos melhores investimentos que você pode fazer para a sua saúde.

Diferente dos convencionais, carregados de químicas tóxicas, os cosméticos naturais são biodegradáveis e hipoalergênicos. Sua composição é baseada em substâncias encontradas facilmente na natureza, que são identificadas e absorvidas pelo organismo. Ou seja, mesmo que haja possibilidade de reação alérgica, ela é infinitamente menor.

Hoje existem diversas linhas de cosméticos naturais que são extremamente eficazes e que cuidam não só da sua beleza, mas também da sua saúde!

Experimente e depois me conte o que achou! 😊

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos!
Compartilhe
Tudo Sobre

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

06/05/2019 07:13:52 Olá, tudo bem? Enviei um email recentemente para vocês e não obtive resposta. Por favor, gostaria muito do contato do responsável do marketing da empresa, pois temos um trabalho muito bom de vídeos animados e, pelo que percebi, será ótimo para a empresa. Segue o nosso site de animações: www.kopanimado.com.br Com quem posso falar na empresa sobre o assunto? Tenho certeza que podemos ajudar de muitas formas. Aguardo uma resposta, por favor! Obrigado!
Cybele Provenzano. © 2017
Cybele Provenzano. © 2017
Desenvolvido por Flow.ad & Bruno Santos