Quando começa o envelhecimento da pele?
Os primeiros sinais de envelhecimento podem ser notados por volta dos 25 anos, momento em que há perda da produção de colágeno – substância responsável por dar firmeza e sustentação à pele.
Dos 30 aos 50 anos, esse processo de envelhecimento é considerado moderado e, por isso, é a fase principal de cuidado com a pele. Após os 50, o envelhecimento da pele se torna mais evidente, principalmente devido à menopausa, o que provoca grande alteração na produção de hormônios do corpo.
Genética x hábitos
O processo de envelhecimento da pele pode ser mais acelerado em algumas pessoas ou mais lento em outras. Isso vai depender da sua genética e também dos hábitos diários ao longo dos anos.
De forma geral, a genética responde por 50% da aparição de sinais da idade na pele. Ou seja, possivelmente, você envelhecerá de forma similar a seus pais ou avós.
Por outro lado, pesquisas já revelaram que os hábitos diários respondem por 33% desse processo. Fumar, ingerir álcool em excesso, ter uma alimentação rica em industrializados e açúcares, ter um alto nível de estresse e não ingerir a quantidade ideal de água são apontados como principais aceleradores desse processo – acredita que eles podem te envelhecer em média 10 anos?!
Prevenindo o envelhecimento
O primeiro passo para a manutenção da saúde da pele é a hidratação. Mesmo que você tenha uma pele oleosa e ainda jovem, é preciso hidratar – esse passo é fundamental!
Manter uma rotina diária de limpeza, tonificação (aposte nas águas florais!), hidratação e proteção também vão te ajudar a manter a pele mais jovem.
Prefira sempre os produtos orgânicos e naturais. Hidratantes com óleos essenciais vegetais são os mais indicados, porque eles nutrem, protegem e têm ação antioxidante, o que ameniza o processo de envelhecimento da pele. Evite os produtos que contenham químicas tóxicas. Entenda a diferença dos cosméticos naturais e convencionais aqui. (link para post dos cosméticos)
Leia Também
Pele bonita e saudável
Não é possível reverter o envelhecimento da pele, mas é possível amenizar esse processo associando tecnologia e cosméticos naturais – eles são uma arma poderosa de beleza!
Além disso, levar um estilo de vida saudável associado à suplementação adequada de colágeno e a um profissional que cuide de sua pele, indicando os melhores procedimentos e produtos, com certeza te ajudarão a ter uma pele bonita e saudável sempre!
Você mantém uma rotina de cuidados com a sua pele? Compartilhe suas dicas!
Deixe seu comentário