Estrias na gravidez: conheça as causas
O surgimento de estrias é bastante comum na gravidez devido ao estiramento rápido da pele ocasionado pelo aumento de peso e crescimento da barriga. Fatores como idade mais avançada, questões genéticas, mudanças hormonais e até a hidratação da pele podem influenciar no surgimento dessas tão “temidas” cicatrizes.
Em geral, as estrias tendem a surgir por volta da 25ª semana gestacional (5º mês) devido ao ganho de peso e ao crescimento do bebê. Inicialmente, as estrias surgem como marcas em cor rosada e costumam provocar muita coceira. Depois, tendem a se tornar avermelhadas, arroxeadas e, por fim, brancas – as mais difíceis de serem eliminadas.
Prevenção das estrias na gravidez
Hidratação! Essa é a uma das palavras-chave para prevenir as estrias na gravidez (e ao longo de toda a vida)! Uma cútis bem hidratada é o que vai garantir força para que a pele estique sem estiramentos (o que provoca as temidas estrias).
E esse cuidado vai além do exterior. Opte sempre pelos produtos naturais e orgânicos, pois eles são tidos como cosméticos biorgânicos, ou seja, que têm alta afinidade com a pele. Eles não levam, em sua formulação, produtos químicos tóxicos que poderiam ocasionar alergias e prejudicar mamãe e bebê.
Muitas vezes a mulher tem predisposição genética ao desenvolvimento de estrias e seu surgimento é inevitável. Apostar em um hidratante natural ou em um óleo orgânico e natural, entretanto, ameniza muito e previne o aparecimento das estrias.
Além disso, também é válido aumentar a ingestão de água diariamente, ingerir alimentos que estimulem a produção de colágeno e controlar o ganho de peso conforme a indicação médica (em geral, é recomendável engordar até 14 kg ao longo da gestação).
Leia Também
Como tratar as estrias surgidas na gravidez?
Se você reforçou a hidratação e mesmo assim as estrias teimaram em surgir, mantenha todos os cuidados iniciais e reforce a hidratação da pele. Durante a gravidez, os tratamentos estéticos não são indicados, pois uso de tecnologias e alguns ativos cosméticos não são permitidos para mamãe e bebê.
Mas, a boa notícia é que essas estrias têm maiores chances de cura (pós-parto), pois são recentes e a pele têm maior capacidade de regeneração neste período. Por isso é tão essencial manter a hidratação mesmo após o surgimento das estrias!
Aqui na Clínica Cybele Provenzano temos um tratamento para estrias 100% natural, o que garante segurança mesmo no período de lactação, pois quanto mais cedo o procedimento for iniciado, melhores os resultados.
Além do tratamento das estrias, o procedimento também melhora a flacidez, outro problema bastante comum após a gestação.
A utilização de cosméticos naturais traz segurança e resultado surpreendentes. Confira!
Você ainda tem dúvidas sobre estrias na gravidez? Deixe nos comentários ou se preferir, clique aqui e fale com um especialista.
Deixe seu comentário