Mas você sabe quantos litros de água deve beber para manter seu corpo saudável? E será que substituir parte dessa água por chá pode ser uma boa alternativa?
Entenda como calcular a quantidade ideal de líquidos para seu organismo.
Quantos litros de água devo beber?
Você já deve ter ouvido que o ideal é beber dois litros de água todos os dias. Essa é uma estimativa, mas você pode precisar de muito mais que isso para se manter hidratada.
O cálculo hídrico é a conta que se faz para chegar à quantidade ideal de água a ser ingerida diariamente. Para saber a sua, faça a seguinte conta:
SEU PESO ATUAL x 35 ml de água
O resultado é a quantidade indicada para você! Uma mulher com 70 quilos, por exemplo, deveria ingerir cerca de 2,5 litros (2.500 ml) de água diariamente.
Se você está em processo de emagrecimento, esse cálculo deve ser feito com regularidade, de acordo com a sua redução de peso.
Água e chá
Muita gente tem dificuldade em beber a quantidade ideal de água todos os dias, o que pode prejudicar a hidratação e trazer problemas de saúde.
Mas mesmo quem não tem esse problema, pode complementar a meta da ingestão diária de líquidos tomando chás naturais (que nunca devem ser adoçados, seja com açúcar ou com adoçante, pois perdem todo o benefício da bebida).
Além de auxiliar na hidratação do corpo, o chá pode ser antioxidante, acelerar o metabolismo, entre outros pontos positivos.
Uma sugestão é beber um litro de chás variados ao longo do dia. Se você não tem tempo de preparar um chá com folhas naturais, existem suplementos para diluição em água – mas é preciso checar a procedência e a qualidade desses produtos.
Benefícios dos chás
O chá verde, por exemplo, é antioxidante, auxilia no emagrecimento por acelerar o metabolismo, é diurético e contribui com a nutrição da flora intestinal com micro-organismos do bem.
O chá de hibisco também é um excelente diurético – mas não é indicado exceder duas xícaras ao dia, já que ele pode afetar índices hormonais: por isso, mulheres grávidas ou que pretendem engravidar devem evitá-lo.
Outro chá bastante recomendado é o de salsa, mas é preciso cautela no consumo, já que ele tem efeito intenso na diurese e não deve ser consumido diariamente.
Dê preferência aos dias em que exagerou no sal, está na TPM (Tensão Pré-Menstrual) ou se sentindo inchada.
Chás de cavalinha, oliveira e gengibre também possuem ação diurética e podem ser consumidos com mais frequência.
Chá ‘bomba’!
Este chá é uma receita especial da clínica Cybele Provenzano. Ele é diurético e auxilia no processo de emagrecimento!
• 1 colher (sopa) rasa de chá verde
• 1 colher (sopa) rasa de hibisco
• 1 unidade de canela em pau
• 2 fatias de gengibre
• 5 unidades de cravo
• 1 limão espremido
Leve 500 ml de água ao fogo. Quando começar a levantar bolinhas no fundo da panela, desligue o fogo, coloque os ingredientes, mexa e abafe por 10 minutos.
Uma opção rápida
Dreno Essential - é um chá drenante para o emagrecimento, tratamentos de celulite e retenção de líquido.
• Altamente diurético
• Potente Antioxidante
• Complexo ortomolecular
• Ativador da Circulação
Você pode beber este chá durante três dias, sempre na parte da manhã! Não tome todos os dias, pois o chá deve ser usado como estratégia para acelerar o metabolismo e desinchar!
Deixe seu comentário