Outubro Rosa: cosméticos podem provocar câncer de mama? - Blog Cybele Provenzano

BLOG

Saúde

Outubro Rosa: cosméticos podem provocar câncer de mama?

Estamos em outubro, mês da campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama: o Outubro Rosa. Sobre esse assunto, existem muitas dúvidas e uma das mais frequentes está relacionada à utilização de cosméticos que poderiam aumentar os riscos de desenvolvimento da doença. Entenda melhor essa relação!

Cosméticos x câncer

Alguns estudos científicos têm relacionado o uso de produtos contendo sais de alumínio (cloridato de alumínio, cloreto de alumínio ou complexos de alumínio-zircônio) como fator de risco para o desenvolvimento do câncer de mama.

Essas substâncias parecem bem desconhecidas, mas, na verdade, estão presentes em produtos do seu dia a dia, como o antitranspirante, por exemplo. Olha a importância de saber o que você passa na pele!

Alumínio e câncer de mama

Segundo pesquisadores da Universidade de Genebra, em estudo publicado no International Journal of Cancer, a exposição a longo prazo ao cloreto de alumínio pode provocar o surgimento de tumores.

No caso do antitranspirante, essa situação seria ainda pior, pois o produto bloqueia as glândulas sudoríparas, ou seja, interrompe o fluxo de suor para a superfície da pele, o que prejudica o processo de eliminação natural das toxinas do nosso organismo.

Os estudos sugerem que compostos à base de alumínio, que são frequentemente aplicados e deixados sobre a pele perto da mama, podem ser absorvidos e causariam efeitos semelhantes ao estrogênio no corpo. Como esse hormônio tem a capacidade de promover o crescimento de células de câncer de mama, alguns cientistas têm sugerido que os compostos à base de alumínio em antitranspirantes poderiam contribuir para o desenvolvimento deste tipo câncer.

E a maioria dos tumores cancerígenos do seio ocorrem no quadrante superior da área da mama, precisamente onde se utilizam os antitranspirantes.

Parabenos e câncer de mama

Estudos com análise de tumores mamários também já apontaram a presença de uma quantidade significativa de alumínio e de parabenos nos tecidos doentes. Os parabenos são substâncias químicas tóxicas e amplamente utilizadas como conservadores de cosméticos. Eles podem estar presentes em antitranspirantes também e em maquiagens, hidratantes, loções, produtos para cabelo, entre muitos outros. Os mais comuns são o metilparabeno, propilparabeno, etilparabeno e butilparabeno.

Apesar da indústria afirmar que não há ligação do câncer com o uso de antitranspirantes, os estudos acontecem há anos e os cientistas sugerem que se evite utilizar produtos com parabenos ou sais de alumínio. Então, fique atenta à composição dos seus cosméticos!

Que tal buscar opções mais saudáveis?

Além de poder conter alumínio e parabenos, os cosméticos convencionais trazem uma série de componentes químicos que podem ser tóxicos para seu organismo.



É possível cuidar da pele de forma eficaz e saudável apostando em produtos naturais, sem substâncias prejudiciais à sua saúde. Existem no mercado diversas opções desse tipo de produto, inclusive aqui em nossa loja.

Você sabia que alimentação pode prevenir o câncer? Entenda melhor essa relação

Escrito por: Daniele Gaioto (MTB: 67.321)
Compartilhe
Tudo Sobre

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cybele Provenzano. © 2017
Cybele Provenzano. © 2017
Desenvolvido por Flow.ad & Bruno Santos