Saiba por que os cosméticos convencionais podem causar dermatite de contato e o que fazer para evitar este problema!
O que é dermatite de contato
Inflamações na pele causadas por agente externo – como cosméticos, por exemplo – são chamadas de dermatite de contato. Ela pode ser uma irritação primária ou alérgica (caso mais grave).
A dermatite irritativa costuma ser a mais comum e se caracteriza pela sensação de “picadas” na pele, coceira e queimação logo após o contato com o produto, no caso, o cosmético.
Já a dermatite por hipersensibilidade resulta da sensibilização alérgica e costuma desencadear crises cada vez mais agressivas com o passar do tempo.
Reações podem demorar a aparecer
A dermatite de contato é desencadeada principalmente por ativos químicos que a pele “não entende” e a alergia é um dos sinais de que ela não está gostando daqueles produtos que recebe diariamente. Em outras palavras, você acha que está cuidando da pele, mas na verdade a está agredindo.
E muitas vezes as reações podem demorar a aparecer: você pode usar um produto por meses e só depois notar a alergia. Isso acontece porque a reação pode ser desencadeada pela repetição do uso do químico tóxico na pele.
Os vilões da dermatite de contato
Conservantes e fragrâncias sintéticas são os maiores responsáveis pelo desencadeamento da dermatite de contato. Esses ativos são encontrados em todos os tipos de cosméticos – creme hidratante, maquiagem, desodorante, óleo de banho, depiladores, perfumes, tinturas para cabelo, alisante, esmalte, sabonete... nem as loções infantis estão livres deles, acredita?
Hoje, estima-se que exista no mercado mais de 13 mil substâncias químicas tóxicas com a função de conservar e dar cheiro a produtos que usamos. Imagine então o quanto você pode se intoxicar diariamente. Não é à toa que o organismo uma hora reclame, não é mesmo?
Leia Também
Casos de alergia só aumentam
O consumo de cosméticos aumentou muito nos últimos anos e hoje é comum usar diversos produtos de uma só vez. O problema é que nem sempre se sabe o que está sendo de fato aplicado no corpo e muitas reações costumam surgir desse “mix” de produtos com químicas tóxicas ao organismo.
Hoje, mais de 20% da população tem processo alérgico devido ao uso de cosméticos, sendo que o rosto e a região dos olhos são as mais afetadas – justamente por serem as mais sensíveis.
Escolha cosméticos do bem
Fazer a substituição dos cosméticos tradicionais por cosméticos naturais e orgânicos é um dos melhores investimentos que você pode fazer para a sua saúde.
Diferente dos convencionais, carregados de químicas tóxicas, os cosméticos naturais são biodegradáveis e hipoalergênicos. Sua composição é baseada em substâncias encontradas facilmente na natureza, que são identificadas e absorvidas pelo organismo. Ou seja, mesmo que haja possibilidade de reação alérgica, ela é infinitamente menor.
Hoje existem diversas linhas de cosméticos naturais que são extremamente eficazes e que cuidam não só da sua beleza, mas também da sua saúde!
Experimente e depois me conte o que achou! 😊
Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos!
Deixe seu comentário