Triclosan, parabenos, petrolatos… o rótulo de um cosmético convencional traz diversos nomes como esses - e quase nunca conseguimos identificar o que são.
É porque diversas substâncias químicas estão presentes na composição - o problema é que muitas delas colocam em risco a nossa saúde.
E o triclosan é mais um desses compostos que representam perigo para você e sua família.
Quer saber onde ele pode estar presente e quais são os riscos que você corre ao utilizar um produto com triclosan na composição? Confira a seguir.
O que é triclosan?
O triclosan é uma molécula sintética capaz de inibir o desenvolvimento de fungos, bactérias e vírus. Por isso, é usado como conservante pela indústria.
Em baixas concentrações, ele impede o desenvolvimento de micro-organismos e, em altas doses, tem o poder de matá-los.
Mas o triclosan é considerado tóxico para os seres vivos, provocando efeitos danosos à saúde. Ele é altamente prejudicial para a pele, olhos e mucosas humanas, fazendo com que essas partes se tornem mais vulneráveis.
Para que você entenda melhor: é como se ele retirasse toda a proteção natural da nossa pele.
Ele também está associado a problemas no fígado, com riscos de câncer e cirrose. E não é só: a presença dessa substância também pode aumentar a sensibilidade e desenvolvimento de alergia em jovens.
Pesquisadores da Califórnia relacionaram ainda a presença de triclosan a danos musculares.
E não é só isso… Veja os outros problemas que ele causa:
Outros problemas causados pelo triclosan
O triclosan pode causar diversos danos à saúde e também ao meio ambiente. Um deles é a resistência a antibióticos, o que representa impactos negativos para toda a sociedade.
O surgimento de superbactérias, um assunto bastante estudado e discutido no mundo dos antimicrobianos, também foi avaliado em relação ao Triclosan.
A FDA afirmou que estudos in vivo e in vitro foram realizados em laboratório e levantaram evidências de que o triclosan pode contribuir para o desenvolvimento de resistência a antibióticos em microrganismos. E isso traz um risco enorme para o avanço da medicina nos dias de hoje.
O triclosan foi apontado ainda como disruptor hormonal e toxicidade ambiental. Ou seja, ele tem um efeito cumulativo no meio ambiente, causando vários problemas nas águas e na vida marinha.
Deu pra notar o quanto essa substância é tóxica, não é?! Com isso, sei que você deve estar pensando que é difícil encontrá-la em casa. Mas, infelizmente, ela está mais perto do que você imagina… vou te mostrar onde há triclosan:
Leia Também
Onde o triclosan pode ser encontrado?
Infelizmente, encontramos triclosan em vários produtos: sabonetes (principalmente antibacterianos), xampus, creme dental, antissépticos, desodorantes, loções. E não é só nos cosméticos - até sabão para lavar roupas e pesticidas em plantas podem conter triclosan.
Observe os rótulos dos produtos em sua casa. Muitas vezes, ele pode aparecer com outros nomes, como triclocarban, por exemplo. Fique atenta!
Mais uma vez eu te digo: não faz sentido utilizarmos produtos que contenham esse tipo de química tóxica.
Infelizmente, esse tipo de informação não chega com tanta facilidade até nós. Mas precisamos ficar longe desse tipo de ativo!
Imagine quem utiliza esses sabonetes bactericidas todos os dias? E é muito comum a utilização desses produtos no rosto, nas mãos e até em crianças!
Prefira SEMPRE cosméticos naturais. Eles são produtos com composição sem ativos tóxicos e que cuidam de forma real da pele. Consequentemente, sua pele será muito mais forte e saudável!
Você conhecia o triclosan? Sabia dos riscos que ele traz para sua saúde? Escolha a #ecobeleza sempre! 😊
Deixe seu comentário