Xeno-hormônios compostos químicos, naturais ou sintéticos, que podem interferir nas funções do nosso organismo.
Muitas dessas substâncias químicas tóxicas estão presentes em pesticidas, plásticos, inseticidas e também alguns tipos de cosméticos. E é assim que elas entram em contato com o nosso organismo.
Uma vez no nosso corpo, eles desregulam o sistema endócrino e causam diversos problemas de saúde, inclusive elevando o risco de câncer de mama.
Entenda melhor os problemas dos xeno-hormônios e como evitá-los no seu dia a dia. Confira!
O que são xeno-hormônios?
Hormônios estranhos ou xeno-hormônios (xeno = estranho) são compostos químicos tóxicos presentes na composição de diversos produtos, inclusive cosméticos do nosso dia a dia.
Essas substâncias químicas tóxicas confundem os receptores celulares, principalmente dos estrogênios no organismo, interferindo nas mensagens bioquímicas naturais.
Essas moléculas químicas e sintéticas são consideradas pseudo-hormônios e promovem uma bagunça em nosso sistema endócrino.
Pior do que isso. Elas são dificilmente excretadas, se acumulando em nosso organismo, principalmente no tecido adiposo, ficando também em nossos órgãos, inclusive no cérebro.
Os xeno-hormônios levam ao desequilíbrio hormonal, pois caem na corrente sanguínea tomando o lugar de hormônios como o estrógeno, por exemplo.
Não é à toa que só aumenta o número de mulheres com desequilíbrio hormonal na faixa dos 20 aos 40 anos. E, muitas vezes, isso pode trazer reflexos como alterações menstruais, síndrome da Tensão Pré-Menstrual, ovários policísticos, distúrbios cognitivos, infertilidade, entre outros.
Leia Também
Xeno-hormônios nos cosméticos e seus prejuízos
Como mencionei acima, muitos cosméticos contêm xeno-hormônios na composição. Agora, pense nosso organismo recebendo esses pseudo hormônios diariamente. O efeito é muito ruim e traz problemas à nossa saúde.
Imagine utilizar cosméticos com esses ativos desde bebê. Acontece em muitos casos.
A epigenética já provou que, mesmo em pequenas quantidades, alguns químicos tóxicos podem ativar ou desativar genes.
Ou seja, podemos adquirir uma doença grave por conta de um cosméticos de “beleza”.
Algumas das substâncias que devem ser evitadas:
- Benzofenona-3
- Homosalate
- 4-metil benzilideno cânfora (4-MBC)
- Octil-metoxicinamato
- Octil-dimetil-PABA
- Parabenos (conservantes)
Nos cosméticos, outros principais componentes xenoestrógenos são:
- Sais de alumínio (presente em antitranspirantes)
- Fragrâncias sintéticas
- Triclosan (presentes em desodorantes)
Cosméticos naturais
Com tantos problemas causados pelas químicas tóxicas, é natural que pensemos em opções de cosméticos que contribuam com nossa beleza e, principalmente, nossa saúde. E elas existem e estão cada vez mais disponíveis e acessíveis!
Os cosméticos naturais são formulados com ingredientes orgânicos, certificados e sem químicas tóxicas. Eles nutrem nosso organismo sem agredi-lo.
Como nossa pele tem alta afinidade com cosméticos naturais, eles são absorvidos com facilidade e penetram na pele, não focando o embelezamento, mas a saúde.
Fazer a substituição nem sempre é simples. Mas, calma! Vá mudando seus produtos aos poucos. Conforme um cosmético convencional acaba, troque por um cosmético natural e do bem! Assim, quando você perceber, já terá trocado muitos.
A beleza precisa estar aliada à nossa saúde. Manter nosso sistema endócrino funcionante significa um rejuvenescimento real! Por isso, busque cosméticos limpos e livres de substâncias que possam afetar sua saúde!
Observe a embalagem dos seus cosméticos e se encontrar xeno-hormônios, não hesite em trocá-los. Se restou alguma dúvida, deixe seu comentário! ;)
Deixe seu comentário