Como manter a pele bonita e saudável durante o inverno é uma dúvida comum a muitas mulheres.
E não é para menos: nessa época, nosso rosto tende a ficar mais ressecado e pode até descamar.
Além disso, alguns deslizes na rotina de cuidados podem piorar muito a situação. E aí não é apenas o rosto que sofre, mas também os lábios, cabelos…
Vou te explicar então o passo a passo de como cuidar da pele no inverno. Saiba o que fazer!
Problemas da pele no inverno
Durante o inverno, com as temperaturas mais baixas, você transpira menos. E isso te leva a beber menos água - às vezes, até menos que o suficiente...
Além disso, o banho costuma ser mais demorado e com a água bem mais quente, não é mesmo?
Só que a combinação desses fatores (frio + pouca hidratação + banho quente) prejudica muito a pele.
O banho quente provoca a remoção da oleosidade natural da pele de forma intensa, a deixa mais seca que o normal. Tanto o rosto quanto a pele do corpo ficam sujeitas ao ressecamento no inverno.
O clima frio e seco também pode deixá-la com aspecto esbranquiçado e descamativo. Isso indica desidratação.
E esse ressecamento também provoca aumento no número de dermatites. Quem tem tendência a esse problema precisa investir em um bom hidratante. Mas sobre isso vou explicar melhor a seguir!
Leia Também
Como cuidar da pele no inverno
Para evitar os problemas típicos dos meses frios, é fundamental nutrir o rosto e o corpo com agentes naturais e bem hidratantes. Além disso, você deve investir em uma alimentação saudável, rica em vitaminas, antioxidantes, gorduras boas e manter a ingestão de líquidos. Uma dica é apostar nos chás - eles caem muito bem nessa época fria!
Muitas vezes temos preguiça de hidratar a pele no frio, mas esse é um passo essencial para cuidar da pele no inverno!
Minha sugestão é que você utilize óleos vegetais 100% naturais e prensados a frio. Faça essa hidratação logo após o banho, com a pele ainda úmida, aproveitando o vapor do banho quente, que acaba sendo uma forma prática de cuidar da pele diariamente.
A associação de alguns óleos essenciais potencializam ainda mais essa hidratação, além de auxiliar no emocional!
Lembre-se que nossos lábios também se desidratam muito no inverno. Então, utilize blends de manteigas vegetais! Elas hidratam e ainda evitam o envelhecimento precoce dessa região!
Se você sofre com caspas - comuns nessa época por causa do banho quente e xampus com química que prejudica o couro cabeludo -, tenho uma dica! Utilize xampu sem lauryl sulfato (que é um agente agressivo para nossa pele), associado à copaíba, que é uma planta medicinal com poder de acabar com a caspa.
Lembre-se que, com a mudança de estação do ano, as necessidades da nossa pele também mudam!
Agora vou explicar como cuidar da pele no inverno se você tem pele oleosa.
Como cuidar da pele no inverno: Pele Oleosa
Ao contrário do que muitos podem pensar, as peles oleosas também sofrem com desidratação, principalmente no inverno. É preciso utilizar produtos específicos para hidratação e mudar o sabonete.
Para a pele do rosto, normalmente, investimos em hidratantes com ação mais nutritiva e regeneradora. Já o sabonete de uso diário precisa, necessariamente, ser mais delicado e natural. Com esses cuidados, a saúde da pele no inverno está garantida!
Tratamento estético para cuidar da pele no inverno
O inverno é uma excelente época para fazer tratamentos de pele, principalmente os que necessitam evitar a exposição ao sol.
Peelings, lasers, microagulhamento e depilação definitiva são exemplos de procedimentos bem-vindos durante essa época, que cuidam e previnem o processo do envelhecimento!
Gostou das dicas de como cuidar da pele no inverno? Compartilhe nas suas redes sociais! ☺️
Deixe seu comentário