Comece a mudar
Entre todos os hábitos, há um pior: não mudar de hábitos! Quando buscamos emagrecer é porque temos alguns costumes na vida que nos levaram a ganhar peso ao longo do tempo, correto?
Pode ser o café da manhã com excesso de carboidratos (com uma alimentação cheia de pão, pão de queijo, pão doce, flocos de milho açucarados, etc.). O hábito de comer açúcar em excesso todos os dias, o hábito de não se exercitar, o hábito de comer errado todo fim de tarde, de “beliscar” – enfim, a lista é imensa!
E quando se fala em mudança, é preciso reforçar que um hábito jamais é apagado da nossa memória. Mas nós podemos – e devemos – substituir um hábito ruim por outro bom.
O “poder” do hábito
Para que o cérebro comece a assimilar a mudança de um costume, é preciso praticar esse novo hábito por 30 dias consecutivos. Caso você pule um dia, deve-se pôr em prática por 31 dias e assim sucessivamente. Ou seja, o cérebro precisa ser condicionado a um novo hábito.
Por isso, quando um processo de emagrecimento é iniciado, ele pode ser muito cansativo a princípio e exige certa atenção. O cérebro adora gastar pouca energia e você sabe o que isso significa? Quer dizer que ele vai sempre tender a manter os hábitos até se condicionar ao novo. Isso exige certo esforço, mas dá sim para mudar!
Leia Também
Reprograme seus hábitos!
O ideal é que você escreva em um caderninho todos os hábitos que deseja mudar e quais deseja criar.
A dica é que você mantenha sua rotina, mas mude o costume que não tem sido saudável. Se você tem como rotina ir à cozinha em determinado horário, mesmo sem fome, para beliscar alguma coisa, por exemplo, passe a ir à cozinha nesse mesmo horário e pegar um copo de água em vez de ficar procurando algo para beliscar.
Se o hábito é chegar do trabalho e passar na cozinha para comer qualquer coisa, tente chegar e ir direto para o quarto, por exemplo.
É claro que seu corpo vai reclamar no início, mas com o tempo essas mudanças viram parte da sua nova rotina – ou seja, se tornam novos costumes, novos hábitos.
Não existe outra forma de buscar emagrecer e sustentar esse emagrecimento se não houver mudança de hábitos. Sem essa reprogramação, muita gente emagrece, mas depois volta a engordar porque voltar aos hábitos antigos que a levaram a isso da primeira vez.
O processo de emagrecimento sustentável começa com a mudança de hábitos! Ela é essencial para o sucesso efetivo!
Qual hábito você tem mais dificuldade para mudar? Deixe seu comentário, vamos adorar te ajudar!
Deixe seu comentário