O que é gordura localizada?
Sabe aquele pneuzinho (flanco) na região do quadril que insiste em ficar evidente quando você quer fechar a calça jeans? Então, talvez esse seja o exemplo mais clássico da gordura localizada – aquela que se forma em locais específicos do corpo e que são bem difíceis de sumir, mesmo em quem costuma malhar.
O surgimento dessa gordura localizada está relacionado a fatores genéticos, à alimentação e ao sedentarismo principalmente. Dietas irregulares, por exemplo, prejudicam o equilíbrio de energia do organismo, que acaba acumulando mais gordura no corpo. E o resultado você já sabe... as regiões do quadril, costas e braços estão entre as mais afetadas.
Gordura localizada x obesidade
Os tratamentos para redução da gordura localizada trazem resultados muito satisfatórios, mas qualquer pessoa que deseja passar por um procedimento do tipo deve se submeter, primeiramente, a uma avaliação profissional. Essa análise deve ser realista e considerar diversos fatores, entre eles o IMC (Índice de Massa Corpórea) do paciente.
Pessoas com IMC elevado – obesidade ou sobrepeso – podem ter resultados pequenos e pouco satisfatórios com o tratamento voltado apenas para redução da gordura localizada. Mas é possível ter bons resultados com uma combinação de procedimentos e mudanças no estilo de vida.
Quer saber qual o seu Índice de Massa Corpórea?
Pessoas com IMC entre 18,5 e 24,9 são consideradas com peso adequado à altura. Acima desse indicador são consideradas com sobrepeso ou obesas (IMC acima de 30).
Menos do que 18,5, abaixo do peso
Entre 18,5 e 24,9, peso normal
Entre 25 e 29,9, sobrepeso
Entre 30 e 34,9, obesidade grau 1
Entre 35 e 39,9, obesidade grau 2
Mais do que 40, obesidade grau 3
Como conseguir melhores resultados?
Fisiologicamente, o organismo do paciente que está obeso ou com sobrepeso excessivo atua diferente, pois muitas vezes está intoxicado, lento e com alterações hormonais. Tudo isso influencia diretamente nos resultados dos tratamentos, inclusive para gordura localizada.
Manter uma rotina saudável, com mudanças na alimentação e no estilo de vida, além de fazer exames de rotina e acompanhar seus resultados ajudam no processo de emagrecimento saudável. A perda do excesso de peso não é uma questão estética, mas de saúde e de qualidade de vida, além de interferir também na sua autoestima.
Se você está obeso ou com sobrepeso, busque ajuda para emagrecer de forma mais rápida e saudável. Isso vai te animar, elevar sua confiança e te proporcionar uma vida muito mais saudável. O método 5S pode te ajudar, conheça!
Leia Também
5 situações que pioram o acúmulo de gordura localizada
1 – Sedentarismo
2 – Má qualidade e falta de regularidade na dieta
3 – Desequilíbrio do metabolismo (estresse, má qualidade do sono, alterações hormonais, etc.)
4 – Consumo calórico maior que gasto energético
5 – Consumo excessivo de carboidratos (farinha branca e açúcares refinados principalmente)
Você se incomoda com a gordura localizada? Deixe suas dúvidas nos comentários
Deixe seu comentário