Ftalatos: Saiba o que é, quais os riscos e quais cosméticos pode conter - Blog Cybele Provenzano

BLOG

Beleza

Ftalatos: Saiba o que é, quais os riscos e quais cosméticos pode conter

A embalagem de um cosmético convencional estampa uma lista de compostos químicos que muitas vezes nunca ouvimos falar - e que podem fazer muito mal à nossa saúde. 

É o caso do ftalato, um agente utilizado como solvente e fixador que está presente em muitos e muitos produtos “de beleza”.

Entenda a seguir o que são os ftalatos, quais cosméticos podem contê-lo na composição e os riscos que ele representa.

Ftalatos: o que são?

Ftalatos são compostos químicos capazes de tornar um plástico maleável. Pode ser encontrado em esmaltes, xampus, sprays para cabelo, desodorantes, perfumes e, inclusive, em produtos feitos para crianças.

Nos cosméticos, geralmente é utilizado para dar brilho e fixação em esmaltes, por exemplo, e garantir que perfumes durem por mais tempo.

A maior via de absorção desse composto químico em nosso corpo é pela pele, mas também pode ser absorvido via inalação e ingestão. Isso porque como também é usado para tornar o plástico mais maleável, a ingestão pode se dar pelo consumo de alimentos em embalagens plásticas.

Riscos dos ftalatos à saúde

Os ftalatos interferem no sistema endócrino, induzindo alguns efeitos tóxicos no desenvolvimento e reprodução. 

Como disruptores endócrinos, eles imitam o estrogênio e o androgênio, provocando uma super estimulação, ligam-se ao receptor e bloqueiam a ligação dos hormônios (Howdeshell et al., 2008; Katsikantami et al., 2016; Martino Andrade e Chahoud, 2010).

A presença de ftalatos no organismo pode provocar surgimento de câncer de mama, desregulação hormonal e diminuição da fertilidade masculina (redução do número de espermatozóides). 

Testes laboratoriais feitos em animais mostraram que o ftalato provocou redução da fertilidade, além de casos de aborto, câncer de rins e fígado.

A substância é classificada como possivelmente carcinogênica para humanos pela IARC (Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer).

Por tudo isso, na Europa, o uso de ftalatos em cosméticos é proibido desde 2009.

Presença de ftalatos nos cosméticos

Como você já sabe, um cosmético convencional é composto por diversos componentes - e, nessa lista de ingredientes, normalmente estão diversos tóxicos. 

Aqui no blog nós já falamos, por exemplo, dos riscos dos parabenos e do triclosan, dois compostos químicos que estão em muitos e muitos “produtos de beleza” encontrados por aí...

É sabido que, durante nosso dia a dia, utilizamos diversos cosméticos em nosso corpo. E a  toxicidade crônica, ou seja, a utilização diária de cosméticos com ativos tóxicos, nos traz malefícios a saúde.

Mas na embalagem dos produtos nem sempre encontramos o nome ftalato. Os mais comumente listados são phthalates, dibutylphthalate (DBP), dimethylphthalate (DMP), diethylphthalate (DEP).

Podem aparecer ainda com nomes como butila, benzila, dibutila, diciclohexila, dietila, diisodecila, di-2-etilexila e dioctila.

Acredito que a informação nos faz tomar decisões mais conscientes e tenho o papel e contribuir com essas informações. 

Procure adquirir produtos sem ftalatos, seu corpo vai agradecer. O uso de cosméticos naturais e conscientes cuida da nossa pele e da nossa saúde. 

Restou alguma dúvida sobre ftalatos nos cosméticos? Fique de olho nas embalagens e escolha a #ecobeleza sempre! :) 

Compartilhe
Tudo Sobre

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cybele Provenzano. © 2017
Cybele Provenzano. © 2017
Desenvolvido por Flow.ad & Bruno Santos