O que é o mindful eating?
O termo, ainda relativamente novo no país, deriva do Mindfulness – técnica de meditação que desperta atenção para o momento presente, para “viver o agora”.
O mindful eating está ligado à nutrição comportamental e incentiva você a se desconectar de tudo ao redor enquanto se alimenta, comendo com atenção plena. Isso significa se desligar de todos os ruídos externos e notar o que você está ingerindo, percebendo melhor as texturas dos alimentos, sabores e cheiros, além de notar sua mastigação e saciedade.
Rotina x alimentação
Você se alimenta diversas vezes ao dia e isso nem sempre é feito de forma consciente – como sugere o mindful eating. Muitas vezes, pelos hábitos ou rotina ‘puxada’, a alimentação é mesmo feita enquanto se resolve um problema aqui, envia-se um relatório ali, etc., ou seja, totalmente desconectada do momento presente e da alimentação.
É de se esperar que, em meio a esse tumulto, você consuma alimentos além da sua necessidade, muito mais calóricos e sem mastigar direito, não é mesmo? O resultado pode ser a demora para se sentir saciado, dificuldade para emagrecer e por aí vai...
Mude seus pensamentos
Muita gente associa um estilo de vida saudável a uma rotina difícil e sem graça, mas acredite que o caminho inverso é simples, prazeroso e muito positivo!
Estar conectado à comida e ao momento da alimentação permite uma relação muito mais saudável com os alimentos, sem tantos julgamentos, e ajuda a fazer escolhas que fazem bem à saúde. Ou seja, se nutrir também é uma forma de gratidão e carinho com o corpo!
Isso não significa estar preso a determinado alimento, mas buscar equilíbrio, flexibilidade. É necessário dar preferência à “comida de verdade”, alimentos mais naturais possíveis, mas comer uma guloseima pontualmente não pode ser um problema – e deve ser feito sem julgamentos!
Leia Também
Aplicando o mindful eating
Uma das técnicas utilizadas no mindful eating envolve desde a compra dos ingredientes (os mais naturais possíveis) e preparação da comida, até montar um prato bonito e sentar-se à mesa sem interferências. Ou seja, nada de celular, nada de TV ligada...
Pegue uma quantidade média de comida em cada garfada, sinta o cheiro do alimento antes de colocá-lo na boca e mastigue muito bem – umas 20 vezes em média – para só depois engolir.
Fazendo isso, você comerá muito menos do que o que normalmente faria, pois o cheiro e a mastigação atenta fazem com que a saciedade seja atingida mais rapidamente.
Outra dica é sempre imaginar de onde vem aquele produto que você utilizou para sua alimentação. Em uma salada por exemplo, imagine a plantação, a colheita pelo agricultor e as propriedades nutritivas daquele alimento que vem da terra – enfim, todo o ciclo que o produto teve até chegar a seu prato. Isso gera uma conexão entre você e a comida, fazendo seu cérebro começar a buscar escolhas mais saudáveis.
Inicialmente, pode sim ser mais chato, mas dê o primeiro passo e seu cérebro vai ficando acostumado. Quando notar, já estará fazendo todo esse processo de forma automática, comendo menos e com mais qualidade, mastigando mais e fazendo a saciedade acontecer no momento em que deve acontecer, sem exageros!
Lembre-se que é extremamente importante manter uma relação positiva e “amigável” em relação à alimentação. Isso significa vida longa, energia, auto estima, saúde e muito mais qualidade de vida!
Vamos praticar o mindful eating? Coloque em prática e me conte os resultados nos comentários!
Escrito por: Daniele Gaioto (MTB: 67.321)
Deixe seu comentário