Você sabe o que é a epigenética e como ela é usada na estética? Entenda melhor sobre - Blog Cybele Provenzano

BLOG

Beleza

Você sabe o que é a epigenética e como ela é usada na estética? Entenda melhor sobre

Nossa carga genética pode nos predispor a algumas doenças, mas ela não é determinante para o desenvolvimento desses problemas, sabia?

Uma combinação de fatores pode nos manter “longe” ou mais “perto” de doenças como câncer, depressão, ansiedade e por aí vai…

Estudos já mostram que nossos genótipos não têm um controle exclusivo sobre quem somos. Até por isso, gêmeos idênticos podem ter uma saúde muito diferente um do outro de acordo com o meio em que vivem.

A epigenética, de forma bem simplificada, estuda justamente as alterações que ocorrem em nossos genes. Entenda melhor o que é a epigenética e como ela impacta sua saúde e estética no artigo a seguir!

Epigenética: Entenda melhor 

Nossa informação genética não tem controle exclusivo sobre nossa identidade. Podemos ser portadores de uma carga genética que nos predispõe a determinada doença - mas ela pode ou não se desenvolver ao longo de nossa vida.

Uma combinação de fatores - como dieta, suplementação, sono, estresse, etc. - pode levar ao surgimento desse problema de saúde ou nos afastar dele. 

Em 2007, descobriu-se que temos mais poder de mudar nossa história em relação à saúde de acordo com nossas escolhas de vida. A epigenética, de forma simplificada, é a área da ciência que estuda as alterações que ocorrem em nossos genes em decorrência disso.

Muitas vezes acabamos “sujando” nossos genes devido a uma alimentação rica em açúcares; produtos industrializados; carboidratos refinados; produtos de beleza tóxicos e carregados de produtos sintéticos. Isso sem contar o estresse diário que se passa.

Por isso, precisamos ter estratégias em nossa rotina e mudanças de hábitos para modular esses estímulos. É sobre isso que vamos falar a seguir!

Epigenética x estética

Quando nossos genes estão “sujos”, nosso corpo acaba se regenerando de forma errada. 

Para que você entenda melhor, nossos genes “escrevem o documento para as células se repararem”. Mas, quando eles estão “sujos”, passam informações erradas. 

Manter uma dieta rica em açúcares, estresse, contato com cosméticos tóxicos por exemplo, favorece que a informação que chegue às suas células seja algo como: “dêem uma pele ruim, com acne, dermatite e manchas”. 

Já uma dieta rica em alimentos naturais, sono bom, estresse controlado e utilização de cosméticos naturais favorece uma informação do tipo: “dêem uma pele uniforme, brilhante e firme”. Ou seja, genes limpos nos proporcionam rejuvenescimento naturalmente.

Alguns tratamentos estéticos conseguem colaborar com essa limpeza genética que precisamos!

A técnica de detox corporal à base de infravermelho longo auxilia na manutenção dos genes limpos. O suor provocado pelo uso do infravermelho consegue colaborar com essa limpeza. 

Associar o tratamento a cosméticos 100% naturais (óleos essenciais, argilas e minerais) com poder desintoxicante potencializa ainda mais esse processo, além de proporcionar um relaxamento profundo e ação antiestresse. Veja o poder que tem um tratamento estético natural embasado cientificamente.

Perceba que o caminho é sempre buscar hábitos de vida saudáveis! 

Modular o estresse, se alimentar bem, usar cosméticos e produtos de limpeza naturais, em longo prazo, faz com que mantenhamos nossos genes limpos. Isso nos dá saúde, qualidade de vida e longevidade!

Lembre-se que o que pensamos também influencia em nossos genes... Por isso, pensamentos positivos e de gratidão também fazem parte da nossa manutenção genética!

*inspirado no livro Limpe seus genes. Autor: Ben Lynch

Agora que você entendeu o que é a epigenética, me conte nos comentários o que você precisa mudar para ‘limpar seus genes’! 

Compartilhe
Tudo Sobre

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cybele Provenzano. © 2017
Cybele Provenzano. © 2017
Desenvolvido por Flow.ad & Bruno Santos